quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por que os profissionais de Comunicação estão adoecendo?


      Nos tempos atuais a correria vem tomando conta da vida das pessoas e não é diferente na vida de um comunicador. Por serem profissionais multifuncionais os comunicadores acabam tendo uma carga maior de estresse devido às diversas funções que tem que realizar, além de sofrerem com a falta de rotina que faz com que as novidades surjam a todo o momento.
      Numa pesquisa realizada por Roberto Heloani, psicólogo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, encontramos a realidade dos profissionais de jornalismo que segundo os dados estatísticos adoecem mais em consequência da forma que vivem e das condições de trabalho. 
     No levantamento Heloani aponta-nos a problemática que envolve o jornalista citando como causas a má remuneração, o ambiente competitivo ao extremo interligado a uma cotidiana falta de estrutura - o equilíbrio que o profissional tem que manter na corda bamba das relações de poder dos veículos -, a ausência de vida pessoal, pouco tempo para a família - não ficam com os filhos -, e a falta de tempo para leitura, lazer e atividades físicas, fazendo que sua interação se realize apenas no trabalho. 
    Com essa realidade, doenças como síndrome do pânico, angústia e depressão, Acidentes Vasculares Cerebrais(AVCs) e o fenômeno da morte súbita  são consequências naturais que fazem com que o profissional na maioria das vezes não complete 20 anos de carreira. Os danos ocorridos são físicos e mentais, além da dependência química que também é um fator revelante na rotina dos comunicadores.
      Mediante as situações apresentadas eu deixo uma reflexão para você leitor...
     Como podemos reverter esse quadro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário